A Regra de Ouro - Proporção Áurea | Uma breve introdução

Apesar de ser um conceito matemático, sua aplicação é abrangente e se extende por diversas áreas do design
4.5

Há uma relação matemática comum encontrada na natureza que pode ser usada para criar trabalhos de design com visual agradável e natural. E isto, chamamos de Golden Ratio também conhecido como Proporção áurea, número de ouro, número áureo, secção áurea, proporção de ouro ou a letra grega Phi. Se você ainda não conhecia, vale a pena considerar a proporção de ouro em seu próximo projeto.

Neste artigo, vamos explicar o que é, como você pode usá-lo em qualquer projeto.


Qual é a razão de ouro?

Estreitamente relacionado com a seqüência de Fibonacci (LINK), o Golden Ratio descreve a relação perfeitamente simétrica entre duas proporções.

Aproximadamente igual a uma razão de 1: 1,61, a relação de ouro pode ser ilustrada usando um retângulo dourado: um retângulo grande consistindo de um quadrado (com lados iguais em comprimento ao menor comprimento do retângulo) e um retângulo menor.

Os comprimentos laterais de um retângulo estão na proporção áurea.

Se você remover este quadrado do retângulo, você ficará com outro retângulo dourado menor. Isso poderia continuar infinitamente, como números Fibonacci - que funcionam em sentido inverso. (Adicionar um quadrado igual ao comprimento do lado mais longo do retângulo faz com que você fique cada vez mais perto de um Retângulo Dourado e da Relação Dourada.)
Existem também inúmeros exemplos da relação de ouro na natureza - você pode observar a proporção ao seu redor. Flores, cascas de mar, abacaxis e até mesmo favos de mel exibem a mesma proporção de princípios em sua estética

Portanto, usar a Relação Dourada nos trabalho de design é apropriado e prefigurado em nosso ambiente cotidiano.