Homem Vitruviano, o que significa?

O trabalho de Vitrúvio despertou o interesse de vários artistas ao longo dos séculos.
5

Vitrúvio - The Man

Vitrúvio foi uma arquiteto que viveu no século I a.c e tinha um interesse particular nas proporções do corpo humano. Seu sistema busca a compreensão da proporção humana, com medições precisas e elaboradas relações geométricas. Tal conhecimento era importante para Vitrúvio porque, na sua opinião, a arquitetura é essencialmente uma imitação da natureza. Ele acreditava que a compreensão das proporções do corpo leva a uma melhor compreensão da proporção desejável nos edifícios.

O trabalho de Vitrúvio sobre a proporção humana despertou o interesse de vários artistas ao longo dos séculos. Leonardo da Vinci ilustrou o cânone proporcional em seu desenho conhecido simplesmente como O Homem Vitruviano. Mas houve outros. Francesco Giorgi, Albrecht Dürer, William Blake e Le Corbusier investigaram as idéias de Vitrúvio em seu próprio trabalho. Até mesmo os Simpsons fizeram uma referência passageira ao Homem Vitruviano.


Contribuição de Leonardo

Quando Leonardo desenhou sua ilustração das proporções do homem, não era completamente fiel à descrição de Vitrúvio. Ele implica que ambas as formas podem englobar a figura igualmente e estão centradas cada um sobre o umbigo - o ponto médio "natural" do corpo. Mas Leonardo reconheceu que isso não é verdade. O umbigo é o centro do corpo somente quando as pernas são separadas e os braços são elevados, criando uma circunferência natural com o umbigo em seu cubo. Quando as pernas são reunidas sob o corpo, no entanto, o nível dos pés cai. Isso leva o ponto médio aparente do corpo um pouco menor, ao nível dos órgãos genitais. Assim, no desenho Da Vinci, o círculo e o quadrado que encerram a figura compartilham uma linha de base, mas o centro do círculo é maior que o centro do quadrado.