Fibonacci - A perfeição estética aplicada ao design

A sequência Fibonacci é um método de distribuição de tamanhos, proporções e espaçamentos sistêmicos para o design.
5

O QUE É FIBONACCI?

Fibonacci é uma sequência de números, começando em 0 e 1.
Sua sequência então seria: 0,1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89,144,233,377….
O próximo número é encontrado somando os dois números anteriores. Esta escala pode ser infinita e pode parecer que está enraizada em princípios matemáticos mais do que em design. Para ver a lista completa de números veja o artigo no wikipedia.

COMO SE APLICA AO DESIGN

Por definição a escala tem tudo a ver com matemática. É apenas números certo? A sequência tem uma relação muito próxima com o design.
A primeira relevância talvez seja que a escala está muito ligada ao Golden Ratio (Número de Ouro). Se quiser saber mais sobre Golden Ratio sugiro que leia este artigo - [LINK]. Para simplificar este é um conceito de design que busca criar visuais atraentes utilizando proporções em áreas como arquitetura, natureza, design e até mesmo no corpo humano - (Veja Homem Vitruviano, o que significa?).

Por ser encontrada muitas vezes na natureza (troncos, folhas, árvores, flores), estes padrões sistêmicos têm alto valor estéticos aos humanos.
A sequência Fibonacci é um método de distribuição de tamanhos, proporções e espaçamentos sistêmicos para o design. E tem o objetivo de ser utilizada para criar apelo visual no design, arquitetura e natureza.

COMO E ONDE UTILIZAR

A escala pode ser utilizada de diversas maneiras e em diversos tipos de projetos visuais. Se considerarmos a sequência como possíveis secções, margens e tamanho das fontes devem ser claras e isto pode estruturar todo o design. O intervalo com menores números (8, 13, 21, 34, 55) é ideal para decidir espaçamentos, margens e tamanhos das fontes. Enquanto o intervalo maior (144, 233, 377, 610, 987) pode ser facilmente decidir o tamanho e distribuição de colunas, posicionamento de elementos.

A utilização desses elementos de maneira coerente irá criar ritmo e harmonia e adicionalmente o balanço e estética das proporções.

O estúdio W.Hook adotou este e tantos outros princípios de design por acreditar que traz resultados diferenciados aos projetos. Não apenas no sentido estético, mas no conceitual também. Nosso logotipo por exemplo foi desenvolvido utilizando estes métodos. Se estiver curioso e deseja entender como foi criado o logo, visite este artigo explicativo.